ENSINO FUNDAMENTAL


O Ensino Fundamental, que abrange do 1° ao 9° ano, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.. Além da Educação Infantil o Caminho do Sol dispõe do1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.


Assim, como o Caminho do Sol se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade:

  • capacitar o aluno, do ponto de vista acadêmico, a enfrentar novos desafios, ampliando suas potencialidades e posicionando-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
  • planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia;
  • promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;
  • garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
  • propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
  • desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;
  • garantir que o aluno se perceba como dependente e agente transformador do meio ambiente, contribuindo ativamente para a sua melhoria;
  • capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde.
Tais metas orientam a organização dos programas de todas as áreas que compõem o currículo da Móbile. A partir delas, estão definidos os pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma das disciplinas.


Tais metas orientam a organização dos programas de todas as áreas que compõem o currículo da Móbile. A partir delas, estão definidos os pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma das disciplinas.